Concelho de Marvão revive a tradição das “Matanças do Porco”
Atualizado em 12/03/2014Atualizado em 12/03/2014
A matança do porco é uma prática enraizada nos hábitos dos marvanenses. Para reavivar este costume secular, as freguesias de Marvão organizam, no mês de Março, convívios que prometem muita aminação. A ideia é preservar hábitos e costumes de outrora, e promover o que o concelho tem de melhor, como é o caso da sua gastronomia.
Dia 16, a Freguesia de Santo António das Areias organiza a sua XI Matança do Porco, no Mercado Municipal. Às 9h, os convivas presentes podem degustar as migas de pão com toucinho frito e o café do “puchero”. Ao almoço, agendado para as 13h, vai ser servida a tradicional sopa de cachola, a sopa de couve com carne dos ossos e uma fritada de porco.
No fim-de-semana seguinte, no dia 22, realiza-se a IX Matança do Porco da Freguesia da Beirã. O evento decorre no Pavilhão da Associação “A Anta” e tem início marcado para as 8h30. Migas de pão com toucinho frito, sopa de cachola, e porco assado no espeto, são algumas das iguarias que pode provar ao longo do dia.
Também no dia 22, o Centro Cultural de Marvão organiza a quinta edição da sua Matança do Porco. O evento começa às 9h, na sede da associação, com as tradicionais migas de pão com carne frita, e prolonga-se pela tarde fora com animação musical. Ao almoço, agendado para as 13h, pode apreciar a tradicional sopa de cachola e a carne da matança frita.
Para 29 de Março está agendada a XVI Matança do Porco da Freguesia de São Salvador da Aramenha. Da ementa do almoço, previsto para as 13h, constam a sopa de cachola, a sopa de ossos e as febrinhas do alguidar. Durante a tarde, a organização promete muita animação musical e um porco no espeto.
Bons motivos para visitar o concelho de Marvão.