Escavações no Templo
Atualizado em 28/08/2014Atualizado em 28/08/2014
As escavações em curso na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, e que decorrem no âmbito da Escola de Verão Cidade de Ammaia 2014, promovida pela Fundação Cidade de Ammaia, com os apoios das Universidades de Lisboa e Évora, e do Município de Marvão, revelaram uma agradável surpresa aos arqueólogos.
O templo central do fórum da cidade romana, desde sempre conhecido pelo facto do enchimento do seu podium se encontrar à superfície do terreno, não está afinal tão destruído quanto se supunha.
A limpeza das valas de espoliação dos mais nobres elementos arquitetónicos do templo, algumas delas realizadas ainda na Antiguidade, revelou uma área ainda bastante bem conservada, situada na parte traseira do edifício, e cuja escavação prosseguirá durante o próximo mês.
A Cidade Romana de Ammaia é constituída pelas ruínas da cidade e pelo Museu onde se expõe grande parte do espólio descoberto nas escavações.
Situada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, no concelho de Marvão, Alto Alentejo, é um importante polo de pesquisa e de estudo da ocupação Romana na região e um dos maiores e mais importantes vestígios da sua época.
Aberta ao público todos os dias, é um importante centro de conhecimento para escolas e público em geral, onde é possível acompanhar – principalmente no verão – alguns trabalhos de escavação.
A Ammaia, que contará em breve com um renovado e atualizado site, pode ser visitada virtualmente em http://fundacaoammaia.wordpress.com e nas redes sociais.