Festival Internacional de Cinema apresentado em Cáceres
Atualizado em 08/08/2018Atualizado em 08/08/2018
O Vice-presidente do Município de Marvão, Prof. Luís Costa, o alcalde de Valencia de Alcántara, Alberto Piris, e a diretora, Paula Duque Giraldo, apresentaram, dia 8 de agosto, na Filmoteca de Extremadura (Cáceres), a sexta edição do Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara.
Intervenção do Vice-presidente do Município, Prof. Luís Costa:
É com um enorme orgulho que apresentamos a 6ª edição do Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara.
Trata-se do maior festival de cinema da região. Certamente, um dos poucos festivais de cinema que se realiza em dois países diferentes.
E, com toda a certeza, o festival de cinema com os cenários mais apaixonantes em todo o mundo! Onde se preserva a história e cultura de dois povos, o povo português e o povo espanhol.
Durante 11 dias, vamos celebrar o cinema português e espanhol na zona raiana luso-espanhola, atravessando a fronteira que nos une e contribuindo para o desenvolvimento cultural da região.
Beneficiando de paisagens naturais de cortar a respiração, de cenários idílicos e únicos, como as ruínas da cidade romana de Ammaia, os castelos da região, ou a antiga estação de comboios da Beirã. Cenários especiais que elevam a excelência do Festival Internacional de Cinema de Marvão e de Valencia de Alcántara.
O Património Cultural tem sido uma aposta de Marvão e das localidades vizinhas, através da criação de eventos e iniciativas que possam ir de encontro aos interesses da população local, das populações vizinhas e dos turistas que nos visitam nesta altura do ano.
Sabemos da importância que a cultura tem para o desenvolvimento de uma região e temos vindo a apostar forte nesta vertente.
Entendemos que a cultura pode ser um motor de promoção da região. É com essa convicção que a nossa agenda cultural e desportiva, onde a colaboração com as populações vizinhas é fundamental, e onde temos de elogiar a cooperação com Valencia de Alcántara em muitos momentos, recebe alguns dos eventos mais sonantes da região.
É também um fator que pode e deve contribuir para a fixação da população e colocar a região nos principais mapas de eventos que decorrem durante o verão.
O Periferias é, hoje, um dos maiores eventos em toda a região e tem um valor acrescentado para a economia local.
Um festival assim dá uma nova vida às nossas populações e dinamiza o comércio e a economia local, atraindo também visitantes que chegam a esta região raiana e se apaixonam pela beleza natural e histórica.
Para tal, de salientar o excelente trabalho que a Paula Duque está a desempenhar, elevando a qualidade do festival de ano para ano. Um esforço tremendo que aumenta a nossa responsabilidade e nos permite encher-nos de satisfação por receber um festival desta dimensão.
Este festival vem também reforçar a relação de proximidade e amizade que existe entre Marvão e Valencia de Alcántara, mas também entre toda a região raiana luso-espanhola. Sentimos que faz todo o sentido trabalhar em conjunto para promover o crescimento económico, social e turístico de toda a região.
Partilhamos uma história em comum, uma cultura em comum e muitas tradições que revelam a forte amizade que nos une. Valencia de Alcántara apoia as iniciativas que se realizam em Marvão, tal como Marvão apoia e incentiva as iniciativas que se realizam em Valencia de Alcántara.
É com esse orgulho e com esse sentido de responsabilidade que damos assim as boas-vindas à 6ª edição do Periferias, esperando celebrar muitas mais edições que continuem a colocar Marvão e toda a nossa região no mapa dos bons eventos culturais que se realizam em Portugal e Espanha!