Guia Transalentejo – Percurso Pedestre “Fabulosa Barragem da Apartadura”
Atualizado em 26/01/2021Atualizado em 26/01/2021
O percurso “Fabulosa Barragem da Apartadura” é um dos quinze que integram o Guia dos Percursos Pedestres Transalentejo – Alto Alentejo. Este guia turístico serve de apoio e orientação para quem estiver interessado em descobrir os trilhos que cada concelho do Alto Alentejo tem para oferecer.
Os roteiros contêm mapas detalhados de cada um dos percursos, e a respetiva ficha técnica, na qual são destacados os pontos de interesse mais relevantes.
INFORMÇÃO DO PERCURSO MRV PR6:
Tipologia: Circular
Temática dominante: Paisagem, Património Cultural, Paisagem
Distância: 8,50 km
Duração aproximada: 2 a 3 horas
Tipo de piso: Caminhos rurais
Desnível acumulado: 303 m
Altitude mínima: 552 m
Altitude máxima: 723 m
Grau de dificuldade: Médio
Certificações: Homologado pela FCMP
Ponto de partida e chegada: Barragem da Apartadura, margem direita
Coordenadas geográficas: N39º21’00,10” W07º22’54,41”
Coordenadas geográficas: 39.350046º -7.381780º
Onde estacionar: Espaço livre para estacionamento no local.
CONTATOS ÚTEIS:
Turismo de Marvão
Telefone: +351 245 909 131
Email: turismo@cm-marvao.pt
DESCRIÇÃO DO PERCURSO
Sair de junto do paredão da Barragem na sua margem direita, junto ao descarregador de topo e seguir pela estrada de acesso à povoação de Rasa, topónimo que nos remete para a herança árabe al-Rascah que significa macieira ou genericamente pomar.
Não virar para Rasa e seguir em frente até tomar o primeiro desvio em terra batida à direita para iniciar a subida por entre arbustos e árvores. Passar ao lado de bosque de eucaliptos e atingir a estrada municipal EM1307 para virar à direita e descer em direção a Reveladas. Logo na primeira casa, virar à direita e seguir por entre muros no pequeno aglomerado de casas até atingir a estrada municipal EM1040 onde se vira à direita, para começa a subir lentamente. Daqui avistam-se magníficas imagens da Albufeira da Apartadura como verdadeiro lago de montanha e, ao fundo no horizonte, a Vila de Marvão sobre o seu rochedo protetor.
A meio caminho, encontra-se a Quinta do Barrieiro com o fabuloso Parque de Esculturas de Maria Leal da Costa. Retornar à estrada e continuar a subida até um caminho florestal à direita que desce para o vale. Tomar este caminho de terra batida e serpentear uma descida até à margem da albufeira, passar ao lado do Monte Roxo e prosseguir por entre bosque de eucaliptos até atingir a estrada de acesso ao paredão da barragem na sua margem esquerda. Passar por cima do paredão da Barragem até ao local de partida.
Informação em:
https://www.visitalentejo.pt/pt/o-alentejo/natureza/percursos-transalentejo/marvao/