Hélder Pires vai representar Marvão no Concurso Internacional de Tapas e Pinchos Medievais
Atualizado em 25/10/2023Atualizado em 25/10/2023
Hélder Pires, do Restaurante Mil-Homens, vai representar Marvão no XV Concurso de Tapas e Pinchos Medievais, organizado pela Rede de Cidades e Vilas Medievais. Esta é a segunda vez que o chef participa no certame, depois de, em 2011, ter estado presente na competição que se realizou em Hondarribia (localidade que a acolhe também este ano).
Nesta ocasião, o chef Hélder Pires vai apresentar a sua “Fantasia MaLuFa”, um pincho elaborado com pão de castanha, presunto de pato envelhecido durante oito meses, caviar de amoras silvestres e azeite biológico de Marvão.
Para quem se pergunta a origem do curioso nome do pincho, é o próprio Chef que revela como surgiu. “É uma criação que reúne produtos genuínos, preparados com muito amor. Toda a inspiração veio das minhas três filhas (Ma)riana (Lu)ciana e Francisca (Fa), por isso se chama MaLuFa. E Fantasia porque o pato não é presunto e o caviar são amoras silvestres.”
O cenário, além de delicioso ao paladar, é muito atrativo aos olhos, já que o chef tem especial interesse em trazer para a competição o que há de melhor em seu trabalho. “Representar Marvão é sempre motivo de orgulho e, em Hondaribia, ainda mais respeito e responsabilidade, porque já lá estive em 2011 e foi uma experiência maravilhosa, com pessoas que tenho no coração.”
Hondarribia acolhe, de 27 a 29 de outubro, o XV Concurso Internacional de Tapas e Pinchos Medievais. Um certame gastronómico que vai contar com a participação de sete chefs, em representação das localidades que integram a Rede de Cidades e Vilas Medievais, na disputa pelo título de Chef Medieval de 2023 e por suceder ao campeão do ano passado, Adur Arrieta, consagrado em Marvão.
Sobre a Rede de Cidades e Vilas Medievais
Hondarribia, Estella-Lizarra, Laguardia, Almazán, Jerez de los Caballeros, Sigüenza e Marvão, com o seu importante património, integram a Rede de Cidades e Vilas Medievais, que tem, como principal objetivo, promover e difundir o património histórico, paisagístico, cultural e gastronómico destas localidades ibéricas.