Dia Internacional para Erradicação da Pobreza e Dia Municipal para a Igualdade
Atualizado em 21/10/2022Atualizado em 21/10/2022
As Redes Sociais do distrito de Portalegre, em articulação com a EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza, o NAVVD – Delegação de Portalegre da Cruz Vermelha Portuguesa e a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) promovem, anualmente, ações de sensibilização para temáticas ligadas à igualdade, exclusão social e pobreza, de modo a assinalar, simultaneamente, o Dia Municipal para a Igualdade e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social.
Assim, tal como em anos anteriores, organizou-se uma atividade onde as instituições e sociedade civil pudessem estar representadas. Este ano, a atividade consistiu na criação simbólica de um jardim, onde se “semeiam e colhem” princípios de mudança e esperança, na conceção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tendo por base esta ideia, foi solicitada participação das entidades de cada concelho, com a criação de uma flor representativa da respetiva entidade.
A Rede Social de Marvão dinamizou esta atividade, no dia 20 de outubro, à semelhança das várias capitais de concelho do distrito de Portalegre, com a participação da Associação “A Anta”, Agrupamento de Escolas de Marvão, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão, Casa do Povo de Santo António das Areias, Freguesia de Beirã, Lar Nossa Senhora das Dores, Lar de São Salvador da Aramenha, Município de Marvão, Santa Casa da Misericórdia de Marvão, CLDS 4G Treinamente e NAVVD – Delegação de Portalegre da Cruz Vermelha Portuguesa.
Atendendo às condições climatéricas adversas, a comemoração realizou-se no Salão Nobre do Município de Marvão, com a apresentação da flor representativa de cada entidade participante e a leitura dos manifestos da EAPN Portugal e do NAVVD da Delegação de Portalegre da Cruz Vermelha Portuguesa.
Assim que as condições meteorológicas o permitam, proceder-se-á à instalação do “jardim” à entrada da vila de Marvão. Até lá, este “jardim” vai percorrer as várias entidade e instituições do concelho.