Mês da Cultura Sefardita no Tejo Internacional com atividade em Marvão
Atualizado em 07/10/2022Atualizado em 07/10/2022
A primeira edição do Mês da Cultura Sefardita no Tejo Internacional celebra-se de 8 a 22 de outubro, em Valencia de Alcántara, Alcántara e Brozas, com o objetivo de promover o legado cultural e patrimonial do povo sefardita, tão presente neste território.
Oficinas familiares, culturais e gastronómicas, rotas teatralizadas e musicais, ou concertos de música sefardita, são algumas das atividades que se vão realizar nos próximos fins-de-semana de outubro, em Valencia de Alcántara (dias 8 e 9), Alcántara (dia 15) e Brozas (dia 22). Todas elas são gratuitas, mas é necessária uma inscrição prévia em: https://www.mesdelaculturasefardi.es/pt/info/
O Mês da Cultura Sefardita no Tejo Internacional está enquadrado no Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP), no âmbito do projeto TAEJO INTERNACIONAL REDE, liderado pela Diputación de Cáceres, com o apoio dos Municípios de Valencia de Alcántara, Alcántara, Brozas e Marvão.
“A Passos de Deixar Sefarad”
Percurso pedestre liga Valencia de Alcántara à Portagem
Uma das atividades inseridas na programação do Mês da Cultura Sefardita no Tejo Internacional é o percurso pedestre “A Passos de Deixar Sefarad”. Uma caminhada com cerca de 17 km de extensão, que vai ligar Valencia de Alcántara à Portagem (Marvão), no próximo domingo, 9 de outubro, tendo o historiador Álvaro Vázquez Cabrera como guia.
Esta rota, de dificuldade moderada, vai passar por locais emblemáticos do Tejo Internacional, como o Dólmen de la Barca, a fronteira luso-espanhola com vista para a Penha da Esparoeira e Marvão, ou a Ponte da Portagem, onde milhares judeus pagaram a portagem para atravessar o rio Sever e entrar no nosso País, aquando da sua expulsão dos reinos de Castela e Leão, em 1492.