Nota de Pesar do Município de Marvão – Eng.º Carlos Montez Melancia
Atualizado em 24/10/2022Atualizado em 24/10/2022
O Município de Marvão presta a sua homenagem ao Eng.º Carlos Montez Melancia, que faleceu no dia 23 de outubro, em Lisboa, aos 95 anos de idade.
Distinguido em 2018 com a Medalha de Mérito Municipal, o Eng.º Carlos Montez Melancia foi o mentor e fundador da Fundação Cidade de Ammaia, instituição à qual dedicou, de alma e coração, mais de 25 anos da sua vida.
Em 1994, o Eng.º Carlos Montez Melancia adquiriu a conhecida Quinta do Deão e Tapada da Aramenha, propriedade onde se encontra o núcleo principal das ruínas da Cidade Romana de Ammaia, classificadas como Monumento Nacional desde 1949, pelo Decreto n.º 37 450, DG, 1ª série, n.º 129, de 16 junho.
Em 1997, Carlos Montez Melancia decidiu criar a Fundação Cidade de Ammaia, iniciando assim um projeto de âmbito cultural impar, com o objetivo de proteger, conservar, valorizar e divulgar as ruínas da cidade romana.
Desde o seu início, houve a ideia de que deveriam participar na constituição da Fundação, entidades públicas e privadas. Foi esta visão que permitiu a criação da instituição, juntando diversas entidades públicas como o Município de Marvão, a Universidade de Évora e a Universidade de Lisboa, que desde o início acreditaram ser possível defender um importante monumento que, sendo nacional, muito diz ao coração dos marvanenses.
Neste momento de profunda dor e luto, o Município de Marvão endereça, em nome de todos(as) os(as) marvanenses, as mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos(as) do Eng.º Carlos Montez Melancia.