Home » Notícias » Percurso do Contrabando do Café renasce em Marvão
O Percurso do Contrabando do Café volta a fazer de Marvão um destino obrigatório. Deixe-se absorver pelas paisagens deslumbrantes que envolvem a fronteira entre Portugal e Espanha e por onde, em tempos, se contrabandeavam vários produtos. A rota dos antigos contrabandistas é homenageada a 4 de maio, em Marvão.
Durante o Estado Novo, por percursos sinuosos e de madrugada, os contrabandistas cruzavam a fronteira entre Portugal e Espanha transportando café e todo o tipo de produtos, às escondidas dos guardas-fiscais e carabineros, de ambos os lados da fronteira. Estes caminhos vão agora ser redescobertos numa caminhada de 13 km que é uma recriação e uma homenagem a uma profissão de circunstância, que se tornou parte da história da raia luso-espanhola.
Roteiro turístico e viagem ao passado, o Percurso do Contrabando do Café recorda a principal fonte de rendimento de algumas famílias desta zona, durante boa parte do século XX. Pelos velhos trilhos dos contrabandistas e por localidades historicamente ligadas a esta atividade, os caminhantes vão explorar zonas de grande beleza dos dois lados da fronteira, como Galegos, Pitaranha e La Fontañera.
O ponto de encontro é o edifício da antiga Alfândega de Porto Roque (na fronteira de Galegos) e a partida está marcada para as 9h00. Antes, os participantes poderão provar as típicas migas de pão com carne de porco frita, acompanhadas de “café do contrabandista”.
A inscrição para todo o programa – que além da caminhada inclui seguro, pequeno-almoço e reforço alimentar – é gratuita. Já o almoço é opcional e custa 12€, também com inscrição prévia.
Para as inscrições ou para mais informações, contatos através do Posto de Turismo de Marvão: 245 909 131 e turismo@cm-marvao.pt
Folheto Percurso do Contrabando do Café 2019: