Projeto de reabilitação e refuncionalização da CELTEX apresentado
Updated on 10/10/2016Updated on 10/10/2016
O Município de Marvão promoveu, dia 8 de outubro, em Santo António das Areias, o Dia Aberto da CELTEX. Esta iniciativa da autarquia começou com a projeção de fotografias e de um vídeo, datado de 1968, da Fábrica em pleno funcionamento.
Depois disso, três antigos funcionários partilharam memórias e histórias, dos tempos em que trabalharam na Fábrica, recordando uma importante época da aldeia de Santo António das Areias e do concelho de Marvão.
Posteriormente, João Sequeira contou um pouco da história desta unidade fabril, desde a sua origem, até ao seu declínio, em meados da década de 80. Uma Fábrica que começou a laborar em 1966, dois anos após o arranque das obras de construção, chegou a empregar mais de duzentas pessoas e, em 1968, a produzir 1600 pares de sapatos por dia.
No final da sessão, o presidente do Município, Eng.º Victor Frutuoso, e a Engª Soledade Pires, apresentaram, em traços gerais, o projeto de reabilitação e refuncionalização da antiga unidade fabril, para Parque de Máquinas Municipal.
Também o Arquivo Municipal será reinstalado e organizado, de forma condigna e segura, neste edifício, conforme foi explicado pela técnica responsável, Dra. Patrícia Marques.