Sessão de Esclarecimento sobre a “Vespa das Galhas do Castanheiro”
Atualizado em 26/06/2017Atualizado em 26/06/2017
A Associação Portuguesa da Castanha – REFCAST e o Município promovem, dia 28 de junho, às 10h, na Casa do Povo do Porto da Espada, uma Sessão de Esclarecimento sobre a “Vespa das Galhas do Castanheiro”.
Uma vez que, no concelho de Marvão, foram detetadas plantações com os sintomas desta praga, é particularmente importante explicar, aos produtores de castanha, como proceder após a sua deteção nos castanheiros, de forma a evitar a sua propagação.
O “Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu”, conhecido como a vespa das galhas do castanheiro, é um inseto que ataca vegetais do género Castânea, induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, conduzir ao declínio da produção e até a morte dos castanheiros.
O principal sintoma é o aparecimento de galhas, a partir de meados de abril, nos ramos mais jovens, nos pecíolos ou na nervura central das folhas. As galhas correspondem ao intumescimento dos tecidos e podem medir entre 5 e 20 mm de diâmetro. Tem uma coloração inicial esverdeada, que vai passando depois para rosada, tornando-as mais visíveis.