Sessão Pública de entrega dos Termos de Aceitação do SI2E em Marvão
Atualizado em 03/12/2018Atualizado em 03/12/2018
Decorreu, dia 30 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Marvão, a Sessão Pública de entrega dos Termos de Aceitação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) – 3ª fase.
Esta cerimónia contou com a presença do presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino, do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Dr. Nelson de Souza, do presidente da CCDR-A, Dr. Roberto Grilo, do presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Eng.º Ricardo Pinheiro, e da presidente da Federação dos Grupos de Ação Local, Arq.ª Maria João Botelho.
A 3ª fase do SI2E envolveu 38 candidaturas de projetos de criação, expansão, ou modernização de micro e pequenas empresas, a ser implementados em todo o território do Alto Alentejo, das quais resultou a criação de 78 postos de trabalho em diversas áreas de atividade, e que representam um montante total de investimento privado que ascende aos 6 milhões e 700 mil euros. Estes investimentos foram comparticipados pelo FSE em 300.435,00€, e pelo FEDER em 2.861,017,88€.
Quatro dos projetos aprovados na terceira fase do SI2E são do concelho de Marvão. São projetos vocacionados para o turismo e que representam dinâmica empreendedora, vontade de investir, de criar oferta e emprego.
Sever – Empreendimentos Turísticos Lda. – (Obras de remodelação de unidade de restauração, aquisição de equipamentos de cozinha e equipamentos de eficiência energética).
Pombais – Produtos e Serviços em Meio Rural, Lda. – (Obras de remodelação de edifício para alojamento local e organização de atividades turísticas, aquisição de mobiliário, tuck tuck, moto 4 e bicicletas).
Leonard Macleod, Unipessoal Lda. (Aquisição de veículos tipo Railbike, adaptados ao carril ferroviário e exclusivamente movidas a pedal).
Train Spot, Unipessoal Lda. – (Aquisição de equipamento para a modernização do alojamento).
Intervenção do Presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino, na Cerimónia SI2E
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Bem-vindos a Marvão, de onde vemos todo o Mundo à nossa volta e, acima de tudo, de onde podemos e devemos elogiar a realização dos projetos que aqui vamos concretizar.
Não deixa de ser bastante simbólico, para nós, realizar esta cerimónia em Marvão, porque estamos empenhados em fazer acontecer uma série de projetos nestas áreas das micro e pequenas empresas, através desta terceira fase do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego – SI2E.
Exemplo do que vos digo, é o facto de entre as 38 candidaturas de projetos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, a implementar aqui no Alto Alentejo, quatro deles serem investimentos no nosso concelho de Marvão. São projetos vocacionados para o turismo e que representam dinâmica empreendedora, vontade de investir, de criar oferta e emprego.
É isso que devemos valorizar nesta região. Projetos e investimentos que criem emprego, que deem alternativas aos nossos jovens para aqui continuarem a viver e a trabalhar.
E é isso que temos vindo a fazer e vamos continuar a fazer.
Sr. Secretário de Estado, vir ao terreno, vir conhecer de perto a realidade, longe dos gabinetes, permite-nos perceber muitas coisas, nomeadamente, quais são as reais necessidades dos projetos e dos empreendedores.
Em Marvão, temos uma incubadora de empresas que já esgotou a sua capacidade. Vamos por isso avançar, muito em breve, com uma nova incubadora de base tecnológica. Vamos também criar condições para que mais empresas se fixem no concelho, ampliando a Zona Industrial de Santo António das Areias.
Se os projetos que aqui apoiamos têm a ver com o turismo, essa é, para nós, uma área fundamental para o desenvolvimento do concelho e da região. Vamos requalificar a antiga Fronteira, criando no edificado existente e que se encontrava abandonado, um Parque de autocaravanas e uma zona de restauração.
Na freguesia da Beirã, estamos em fase de conclusão da negociação com a IP Património, para a Câmara Municipal requalificar o edifício central da Estação e aí criar novas valências. No espelho de água da Barragem da Apartadura queremos criar uma praia fluvial e melhores condições para a prática de desportos náuticos.
Aguardamos ainda, a publicação da nova Carta das Zonas REN no nosso concelho, por forma a dar seguimento a novas apostas e novas iniciativas que precisam desse enquadramento para começarem a ser desenvolvidos.
Mas para tudo isto acontecer e passar do projeto ao terreno, são necessárias avultadas verbas e, como sabemos, os orçamentos camarários nem sempre chegam para fazer a face a todos os investimentos. Precisamos dos programas governamentais, assim como dos Fundos Europeus. Duas âncoras basilares ao desenvolvimento destas regiões mas que devem estar adequados às reais necessidades, vicissitudes e, direi mesmo, limitações dos territórios e das suas gentes.
O Sr. Secretário de Estado é um profundo conhecedor dos programas nacionais e europeus de apoio às empresas e à economia. Assim sendo, sabe do que falo e percebe as dificuldades que nós autarcas temos, muitas das vezes, nas negociações com o poder central, apenas porque queremos fazer acontecer nos nossos concelhos.
Boa sorte a todos os projetos.
Muito obrigado.