Rota transfronteiriça “De Sefarad para o novo Mundo”
Atualizado em 23/10/2021Atualizado em 23/10/2021
O Município de Marvão participou, a convite do Alcalde de Cáceres, Luís Salaya Julián, numa reunião de trabalho para estudar a criação de uma rota transfronteiriça, que ligue esta cidade a Marvão e Castelo de Vide (Caminho de Sefarad).
“De Sefarad para o novo Mundo” pretende ser um projeto turístico piloto, de recriação histórica e simbólica do percurso que os judeus fizeram aquando da sua expulsão de Espanha, pelos Reis Católicos, em 1492.
Uma rota com cerca de 160 km de distância para percorrer a pé ou de bicicleta, em etapas de 20/25 km, com diferentes experiências e atividades, em cada um dos locais de passagem deste itinerário, que poderá aproveitar o traçado já marcado e sinalizado entre Cáceres e Alcántara (Via da Estrela).
Nesta reunião, realizada em Cáceres, participaram ainda o vereador de turismo do Ayuntamiento local, Jorge Villar, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, a responsável da Rede de Judiarias de Espanha (Tierras de Sefarad), Marta Puig Quixal, e o ex-diretor da companhia aérea israelita EL AL e fundador da “Háblame de Sefarad”, Walter Wasercier.
Ficou ainda o compromisso entre as entidades e autarquias envolvidas no arranque deste projeto de, nos próximos meses, se trabalhar em conjunto com os outros municípios espanhóis que serão incluídos nesta rota, nomeadamente, Arroyo de la Luz, Brozas, Membrio, Alcántara e Valencia de Alcántara.
Finalmente, foi lançada a ideia de que a apresentação deste projeto ibérico se faça junto às emblemáticas Ponte Quinhentista e Torre da Portagem, por onde milhares de judeus entraram no nosso País, após a sua expulsão de Espanha. Um ato simbólico que se pretende promover assim que este produto turístico diferenciador estiver desenvolvido, com a presença dos Embaixadores de Israel em Espanha e Portugal.