Serão Cultural assinalou 125º aniversário da Restauração do Concelho
Atualizado em 30/01/2023Atualizado em 30/01/2023
A Casa da Cultura de Marvão acolheu, dia 27 de janeiro, um Serão Cultural dedicado à poesia popular marvanense, que contou com a participação de António Lourenço Marques e de nove jovens alunos(as) do Agrupamento de Escolas do Concelho, previamente coordenados e ensaiados pela Prof. Carla Cordeiro.
Se António Lourenço Marques declamou poemas da sua autoria e, entre os quais, um alusivo à Restauração do Concelho de Marvão, os jovens alunos leram poemas de José da Silva Máximo, em homenagem ao poeta popular marvanense.
Depois, sob a batuta do Prof. António Picado e guiados pelos acordes da sua viola, estes(as) meninos(as) musicalizaram e cantaram quadras escritas por João Nunes Vidal, figura ímpar da cultura marvanense. Uma brilhante interpretação, que contou com a participação dos professores Rui Ramos, no violino, e Duarte Graça, no acordeão.
Esta noite foi ainda complementada com um momento musical único, de violino e acordeão, proporcionado pela Escola de Artes do Norte Alentejano (Conservatório de Portalegre).
João Almeida, aluno da classe de acordeão do Prof. Duarte Graça, foi o primeiro a subir ao palco da Casa da Cultura, num momento musical de grande qualidade, que terminou com a atuação dos professores Rui Ramos (violino) e Duarte Graça (acordeão).
A iniciativa, promovida pelo Município de Marvão, esteve inserida nas comemorações do 125º aniversário da Restauração do Concelho, e contou com a presença da vereadora Paula Trindade.