VI Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara já arrancou
Atualizado em 13/08/2018Atualizado em 13/08/2018
Foi no cenário maravilhoso do Castelo de Marvão que se realizou, dia 10 de agosto, a abertura oficial do VI Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara, com a antestreia do filme “Raiva”, de Sérgio Tréfaut.
A sessão contou com a presença do próprio realizador e do ator principal do filme, Hugo Bentes, para além do Vice-presidente do Município de Marvão, Prof. Luís Costa, e do Diretor da Filmoteca de Extremadura, David Garrido.
Foi debaixo de um céu estrelado que, na noite de 12 de agosto, uma plateia entusiasta e repleta assistiu à adaptação do romance “Seara de Vento”, de Manuel da Fonseca.
Depois da sessão, e após um período de perguntas e respostas ao realizador, que levantou um pouco do véu sobre o processo de idealização e produção da sua obra, os presentes puderam degustar algumas iguarias locais.
O Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara realiza-se entre 10 e 20 de agosto, e aposta na exibição de cinema de autor, em itinerância, pelas aldeias históricas e lugares emblemáticos da raia luso-espanhola.
Os cenários escolhidos para realização das projeções destacam-se pelas suas características únicas, incluindo uma antiga estação de comboios, as ruínas de uma cidade romana, uma ponte medieval sobre o Rio Sever, um lagar reconvertido em museu, além de castelos da região.
O programa deste ano abarca um conjunto de cerca de quarenta títulos, entre documentários, ficção e animação, com uma larga representação de filmes e autores dos dois países ibéricos.
A par da mostra de filmes, tal como tem vindo a acontecer nas edições anteriores, o Festival engloba exposições, palestras e espetáculos musicais, continuando a privilegiar as temáticas dos “direitos humanos”, “ambiente” e “cultura”.