Workshop de Networking Tecnológico Empresarial “Estabilização Tartárica de Vinho”
Atualizado em 29/04/2014Atualizado em 29/04/2014
A ADRAL e o Município de Marvão organizam um Workshop de Networking Tecnológico Empresarial, subordinado à temática “Estabilização Tartárica de Vinho”. Esta iniciativa decorre dia 14 de Maio, a partir das 10h15, no Ninho de Empresas, em Santo António das Areias.
Nesse mesmo dia, durante a tarde, decorrerá um workshop temático que se traduzirá numa visita técnica às instalações do departamento de Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação (C3i) do Instituto Politécnico de Portalegre, no qual serão apresentados estudos de valorização dos resíduos por gaseificação térmica (ex. bagaço de uva) e alguns ensaios laboratoriais.
Estes dois eventos decorrem das atividades do projeto WINETech PLUS – Comunidade de Inovação e Novas Tecnologias em Viticultura e produção de vinhos, uma iniciativa co-financiada pelo Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu – Interreg IVB – SUDOE, e que está orientada para a transferência de tecnologias e melhoria das redes de cooperação entre empresas, adegas e centros de investigação/tecnológicos no sector vitivinícola.
O consórcio do WINETECH PLUS agrega três países do espaço SUDOE – Espanha, França e Portugal – integrando um total de 9 regiões: 4 regiões espanholas, 2 regiões portuguesas e 3 regiões francesas:
- Espanha: Galiza, La Rioja, Castilla y León e Castilla La Mancha.
- França: Languedoc – Roussillon, Aquitaine e Midi-Pyrénées
- Portugal: Alentejo e Norte
Esta iniciativa tem como objetivo potenciar o networking tecnológico empresarial no sector vitivinícola e promover a reflexão e a troca de experiências entre centros de saber e empresas dotadas de competências tecnológicas inovadoras, permitindo também que outras micro, pequenas e médias empresas acedam a informação sobre tecnologias e serviços avançados.
Para tal, o evento contará com a presença de peritos nas áreas da produção e I&DT no setor vitivinícola. Num ambiente que se pretende informal, propomo-nos dinamizar uma reflexão e clarificação de pontos de vista em prol do reforço da capacidade produtiva e comercial do setor no Alentejo.